Política de privacidade do Portal do beneficiário

Última atualização: 10/02/2021 Versão: 2.0

  1. Introdução

    Visando melhorar a experiência de seus beneficiários, a PREVENT SENIOR PRIVATE OPERADORA DE SAÚDE LTDA, CNPJ 00.461.479/0001-63, disponibiliza as ferramentas denominadas Portal do Beneficiário, acessível pelo endereço beneficiario.preventsenior.com.br e aplicativo Prevent Senior, disponível nas lojas da Play Store (Android) e App Store (IOS). Em conformidade com a Política Interna de Tratamento de Dados Pessoais da Prevent Senior, as ferramentas disponibilizadas pela empresa prezam pelos seguintes princípios:

    1. Confidencialidade: a informação deverá ser acessada somente por pessoas autorizadas pela empresa, seguindo as diretrizes legais;

    2. Integridade: modificações, inserções e supressões da informação só serão realizadas mediante autorização da empresa, seguindo as diretrizes legais;

    3. Disponibilidade: as pessoas autorizadas poderão ter acesso à informação sempre que necessitarem, desde que demandado.

    O uso do Portal do Beneficiário e do aplicativo Prevent Senior pressupõe a aceitação desta Política de Privacidade, que poderá sofrer alterações. Desse modo, recomendamos que consulte nossa Política de Privacidade com regularidade para manter-se atualizado.

    Esse documento fornece aos indivíduos que utilizam os serviços da empresa, como beneficiários e seus dependentes, denominados ?titular de dados?, acesso facilitado às informações sobre o tratamento de seus dados.

  2. Identificação do controlador

    A Prevent Senior será responsável por realizar o tratamento de seus dados pessoais, também denominada como controlador.

  3. Utilização de login e senha

    O Portal do Beneficiário e o aplicativo Prevent Senior requerem a utilização de um código de autenticação e senha. Ao realizar o acesso pela primeira vez, será obrigatório o cadastro de um e-mail válido e de uma senha, além do preenchimento da data de nascimento e CPF. É importante que o usuário tenha ciência de que os dados de acesso devem ser mantidos em sigilo para que haja maior segurança de suas informações.

  4. Obtenção e armazenamento de informações no Portal

    As informações serão coletadas de forma automática a cada interação do usuário com o sistema e quando houver uma alteração/inserção voluntária por parte do usuário, que pode ocorrer por meio de preenchimento de formulários (por exemplo, em solicitações de consultas ou exames).

  5. Cookies e outras tecnologias

    Utilizamos cookies para armazenar informações, incluindo suas preferências pessoais enquanto utiliza o Portal do Beneficiário na versão web. Você detém o poder de desligar cookies, nas opções do seu browser ou nas ferramentas de programas antivírus. No entanto, essas ações podem limitar o funcionamento do Portal do Beneficiário. Poderá ser necessário habilitar o download e/ou uso do aplicativo Prevent Senior em seu dispositivo.

    O aplicativo Prevent Senior poderá solicitar, para o perfeito funcionamento, o acesso a ferramentas de seu dispositivo, tais como câmera, pastas ou localização, sendo essas funcionalidades opcionais e desenvolvidas para aprimorar sua experiência com o aplicativo. As fotos do usuário tiradas via aplicativo terão cunho cadastral, complementando cadastros internos já existentes nos sistemas.

    Notificações do aplicativo Prevent Senior são configuráveis, podendo ser desabilitadas pelo usuário. Por fim, é importante lembrar que o aplicativo Prevent Senior requer uso de espaço interno de seu dispositivo, devendo o usuário levar esse fato em consideração ao realizar o seu download.

  6. Utilização dos dados coletados

    Os dados coletados poderão ser usados para as seguintes finalidades:

    1. Cumprimento de regras normativas ou determinações legais.

    2. Atendimento às solicitações de serviços realizadas pelo usuário no Portal do Beneficiário e do aplicativo Prevent Senior.

    3. Criação de estatísticas de uso do Portal do Beneficiário e do aplicativo Prevent Senior.

    4. Elaboração de estudos internos voltados à melhoria e à saúde preventiva (nesse caso, somente se houver anonimização dos dados).

    5. Identificação de eventuais problemas de usabilidade e de atendimento às expectativas de usuários ao acessarem o sistema.

    6. Demais finalidades listadas no Termo de Consentimento para o Tratamento de Dados.

  7. Hipóteses de não utilização dos dados coletados

    Os dados coletados não serão usados para as seguintes finalidades:

    1. Venda dos dados para terceiros.

    2. Realização de análises que possam discriminar ou prejudicar uma pessoa ou grupo de usuários.

  8. Responsabilidade dos agentes de tratamento

    São adotadas diversas medidas de segurança para salvaguarda de dados pessoais, dentre elas estão:

    1. Gestão de acesso aos dados, ou seja, processo para garantir que as informações estejam disponíveis de acordo com a função/responsabilidade de cada indivíduo;

    2. Autenticação com senha para acesso aos dados, com padrão forte e recomendação de trocas periódicas;

    3. Sistemas com armazenamento de registros de atividades, contendo informações sobre o acesso ou modificação dos dados, para maior segurança e controle;

    4. Uso de mecanismos que garantam a integridade e inviolabilidade dos dados;

    5. Adoção de termos de responsabilidade para o tratamento de dados pessoais e NDAs.

    Considerando que nenhum sistema de segurança é absolutamente seguro, a Prevent Senior se exime de quaisquer responsabilidades por eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus e/ou ataques mal-intencionados ao Portal do Beneficiário ou ao aplicativo Prevent Senior, salvo nos casos em que ficar comprovada a culpa ou dolo da operadora.

  9. Forma e duração

    O tratamento dos dados será suspenso quando atingida a sua finalidade, ou mediante solicitação de revogação do tratamento dos dados pelo titular.

    No entanto, caso a empresa ainda tenha alguma justificativa para o tratamento dos dados, eles serão armazenados pelo prazo necessário para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória, para o exercício de direito de defesa em processo judicial, administrativo ou arbitral, ou ainda, no legítimo interesse do controlador.

  10. Uso compartilhado

    Para o cumprimento das finalidades anteriormente citadas no presente documento, colaboradores da empresa, prestadores de serviços, fornecedores de produtos e parceiros de negócio da empresa, assim como autoridades e órgãos governamentais, poderão tratar os dados pessoais, desde que tenham relação com as suas responsabilidades profissionais ou obrigações fixadas contratualmente, por lei ou regulamento.

    Esses parceiros se comprometem a seguir a Política Interna de Tratamento de Dados Pessoais da Prevent Senior e, em nenhum momento, estão autorizados a realizar operações que representem violação às diretrizes éticas nela estabelecidas.

    Os dados pessoais listados abaixo poderão ser compartilhados apenas com as categorias de destinatários indicadas na tabela abaixo:

    Categorias de destinatários Tipos de dados
    Parceiros relacionados à área da saúde Dados pessoais sensíveis (ex. dado referente à saúde, à vida sexual, genético ou biométrico)
    Demais parceiros Dados pessoais (ex. dado referente à identificação, contato, faturação, vida familiar e vida profissional)
  11. Direitos do titular

    Conforme descrito no art. 18 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais 13.709/2018, o titular de dados pode exercer os seguintes direitos com relação aos seus dados:

    1. Confirmação da existência do tratamento de dados;

    2. Acesso à seus dados pessoais;

    3. Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

    4. Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com os dispositivos legais;

    5. Portabilidade dos dados, mediante requerimento expresso, observados os segredos comercial e industrial;

    6. Eliminação de dados pessoais tratados com o consentimento do titular, exceto nas hipóteses previstas por lei;

    7. Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;

    8. Informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e as consequências desta recusa;

    9. Revogação do consentimento, nos termos da lei.

  12. Direitos do titular

    As informações pessoais constantes no Portal do Beneficiário e no aplicativo Prevent Senior podem ser atualizadas pelo próprio usuário, quando houver funcionalidades que permitam essa alteração, ou através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Os telefones e canais de comunicação estão disponíveis www.preventsenior.com.br e na área interna do Portal do Beneficiário.

    Em caso de dúvidas ou solicitações acerca do tratamento de seus dados pessoais, os titulares de dados podem entrar em contato com o nosso Encarregado (DPO) pelo canal a seguir:

    dpo@preventsenior.com.br